Volvo Euro 6: muito além da demanda

By Luciana Guimaraes27 October 2022

Volvo se espelha na Europa e introduz ao mercado os novos caminhões Volvo VM, considerados os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada no país em 2003.

O Prêmio Nobel de Física em 1921, Albert Einstein, de maneira resoluta nos instigou ao dizer que “o futuro não tarda a chegar” ...

Tal afirmação não poderia ser mais lídima se olharmos para os novos caminhões com motores Euro 6 da Volvo, que conciliam tecnologia ao conceito de sustentabilidade, economia e sólido conceito empresarial.

Inovações repercutem em maior desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. Foto: KHL

No último dia 4 de outubro, a Volvo reuniu a imprensa especializada para o lançamento da linha que foi apresentada como mais potente e até 10% mais econômica.

Na dianteira de um amanhã mais consciente

A Euro 6 é um aperfeiçoamento da regulamentação europeia para as emissões de veículos do ciclo diesel. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que é quem regulamenta esses dados no Brasil, ainda escora suas normas no sistema anterior, o EURO 5.

Pensando lá na frente, a Volvo se espelha na Europa e introduz ao mercado os novos caminhões Volvo VM, considerados os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada no país em 2003.

Alinhadas com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8, as famílias F, composta por FH, FM e FMX, bem como VM, ganharam trem de força renovado e novos injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

Caminhões FH, FM, FMX receberam novos motores Euro 6 que passarão a equipar os modelos em 2023.

“Passamos por tanta coisa, estar aqui hoje é algo muito significativo e importante para todos nós. Temos orgulho em dar um novo passo, um salto para o futuro uma vez que caminhões mais limpos e inovações em tecnologia e segurança são nossos objetivos.”, reiterou Marco Griffo, Head de Comunicação Corporativa da Volvo.

Alta pressão, porém, com menor injeção de diesel.

Novo Volvo D8K, um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail. Foto: KHL

O novo Volvo D8K é um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior.

Sua tecnologia se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho.

Com ganho considerável, a redução de consumo de diesel chega a 8%.

A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente

Novidades ainda passam por melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio.

Nesta versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.

“Nossas aplicações, nossos softwares, definidos e aprovados, ajudam nossos motoristas a um melhor desempenho e aproveitamento como um todo. O desafio foi fazer todas essas evoluções com maestria e a segurança está sempre a frente em nossos objetivos e por isso nossos itens de segurança em série recebem muita atenção e cuidado da Volvo.”, afirmou na ocasião, Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Todas as versões estão equipadas com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo, e os caminhões receberam a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do FH. Foto: KHL

Os acurados VMs ganham a nova versão da renomada transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6.

Aprimoramentos possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. Com uma inteligência ainda maior e módulos eletrônicos novos e com processamento super-rápido.

O VM recebeu ainda a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas.

Já a função I-Roll automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.

Adequação e identidade

A calibração da nova transmissão foi feita pelos engenheiros da Volvo no país, para as condições de operação brasileiras e latino-americanas.

Todo o sistema de acionamento da embreagem foi aprimorado, com componentes mais robustos e um novo software, que inclusive evita trocas de marchas desnecessárias, quando, por exemplo, em aclives.

O conjunto de frenagem das engrenagens e o sistema pneumático da caixa são todos novos, também possibilitando melhor sincronização, mais controle e rapidez nas trocas.

Inteligência aplicada

Algoritmos projetados identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.

Linha possui novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road).

VMX Max, para aplicações vocacionais, é um dos destaques da nova linha Volvo Euro 6.

Internamente, a cabine está dotada de um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Bastante interativo, traz muito mais informações para facilitar o trabalho do motorista, com dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.

Para Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, lançamento está alinhado com os objetivos da empresa sueca que em fevereiro deste ano anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2025 após registrar em 2021 vendas recordes de caminhões no país.

“Estamos trazendo novos produtos junto com o Euro 6, investindo mais opções em aplicações fora de estrada. Novos implementos e nos vocacionais uma demanda e uma oferta mais ampla. Estamos muito focados nos vocacionais e segmentando para atender de forma customizadas e adequadas para cada cliente.”, endossa.

Novos integrantes VMX e VMX Max

Houve mudanças também nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6x4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor.

Mas se o que é bom não muda, grupo manteve a Aceleração Inteligente Volvo, tecnologia pioneira da marca que baixou o consumo de combustível, por meio de algoritmos desenvolvidos pela engenharia que identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa.

Falando em segurança, empresa afirma que a oferta de itens de série é a mais consistente do mercado, indo muito além das exigências da legislação, em benefício de todos os usuários das estradas. Vão desde o Piloto Automático Adaptativo, que reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando até o “Stop & Go”, esta, uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo.

O VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão.

Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.

Foram repaginados ainda o ESP - Programa Eletrônico de Estabilidade, o Piloto automático de descida, o VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da marca e o Air Bag.

Apesar de um aumento de custo previsto é superior a 20%, que se deve aos componentes importados, os planos de manutenção não se alteram cada equipamento demanda menos acompanhamento.

Os novos caminhões Volvo Euro 6 contam também com todos os serviços da Volvo Financial Services. A divisão financeira da marca oferece financiamentos, seguros e consórcio, além do novo serviço da Locadora Volvo.

REVISTA
NEWSLETTER
Entregado directamente a su bandeja de entrada, el REPORTE SEMANAL DE CONSTRUCCIÓN presenta la selección de las últimas noticias, lanzamientos de productos, informes y mucha más información sobre el sector de la infraestructura en América Latina y el mundo.
Reportajes
Aplicando un gemelo digital
Conectar el mundo físico y virtual para planificar, diseñar, construir y operar proyectos es la apuesta de esta tecnología
BIM: metodología clave
La capacidad de recopilación y análisis cada vez mayor, junto con la necesidad de impulsar el espíritu empresarial, llevan al BIM a la cima de la cadena de la construcción
Los multi beneficios y validación de construtechs
Las startups están cada vez más presentes en el sector de la construcción y sus soluciones tecnológicas marcan la diferencia
CONTÁCTESE CON EL EQUIPO
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONÉCTESE A NUESTRAS REDES SOCIALES